ESTUDOS BIBLICOS







Web Radio Gospel Da Covilha - ((( Portugal))) Sua Amiga De Todos As Horas



quarta-feira, janeiro 30, 2013

Dar com alegria



Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. 2 Coríntios 9:7

Devem todas as nossas ofertas ser dadas com alegria, pois vêm do fundo que o Senhor achou por bem colocar em nossas mãos visando a levar avante Sua obra no mundo, a fim de que a bandeira da verdade possa ser desfraldada nos caminhos e nas adjacências da Terra. Se todos os que professam a verdade dessem ao Senhor o que Lhe pertence em dízimos e dádivas e ofertas, haveria mantimento na casa do Senhor. Não dependeria a causa da beneficência da incerteza de dádivas resultantes de impulso, e que variam segundo os mutáveis sentimentos do homem.

 Os reclamos de Deus seriam bem acolhidos e Sua causa seria igualmente considerada com direito a uma porção dos fundos confiados às nossas mãos. O Senhor é o nosso divino Credor, e as promessas que nos fez, por meio do profeta Malaquias, são muito claras, evidentes e importantes. Significa muito para nós estar ou não devolvendo a Deus o que Lhe pertence. Ele permite a Seus administradores certa porção para seu próprio uso, e se devolverem a parte que Ele reclama para Si, Ele abençoará divinamente os recursos colocados em suas mãos. [...]

O único plano que o evangelho tem indicado para a manutenção da obra de Deus é o que deixa o sustento de Sua causa à honra de homens e mulheres. [...] Os que recebem Sua graça, que contemplam a cruz do Calvário, não questionarão sobre a proporção em que dar, mas sentirão que a mais rica oferta é muito ínfima, completamente desproporcionada ante a grande dádiva do Filho unigênito do infinito Deus. [...] Pela abnegação, até mesmo o mais pobre achará meios de obter algo que devolver a Deus.

Não devem os ricos julgar que se podem contentar em dar meramente seu dinheiro. [...] Não devem os pais e os filhos considerar-se deles mesmos, e julgar que podem dispor de seu tempo e propriedade como lhes apraz. São a possessão adquirida de Deus, e o Senhor exige o proveito de suas forças físicas, que devem ser empregadas para trazer proventos para o tesouro do Senhor. [...]
Considerará cada pessoa o fato de que o discipulado cristão inclui a abnegação, o sacrifício próprio, até o ponto de depor a própria vida, se necessário for, por amor dAquele que deu Sua vida pela vida do mundo? (Review and Herald, 14 de julho de 1896).

********************************************************************************************************************
-> Texto: Ellen G. White, do devocional 2013 “Perto do Céu”, da Casa Publicadora Brasileira.

terça-feira, janeiro 29, 2013

O Sol e o Vento

E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. Lucas 6:32


A vida nos cobra pontualidade, agilidade, trabalho, e nesse ritmo acelerado, caminham muitos de nós, sem perceber quem cruza nosso caminho, quem precisa de um sorriso, uma palavra. Vivemos nos desculpando “não tenho tempo” e o tempo, parece ser só para nosso favor. Observemos essa parábola chamada “ O sol e o Vento”:



O Sol e o Vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte. O Vento disse:

– Provarei que sou o mais forte. Vê aquele velho que vem lá em baixo com um capote? Aposto como posso fazer com que ele tire o capote mais depressa do que você.

O Sol, então, recolheu-se atrás de uma nuvem e o Vento soprou até quase se tornar um furacão, mas, quanto mais ele soprava, mais o velho segurava o capote junto a si. Finalmente o Vento acalmou-se e desistiu de soprar. O Sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente ele esfregou o rosto e tirou o capote. O Sol disse, então, ao vento:

– A gentileza e a amizade são sempre mais fortes que a fúria e a força

Mais forte é quem ama mais, quem cuida do outro, como na parábola do bom samaritano (Lucas 10:30-37). Que hoje possamos sorrir mais, conversar, agradecer por “pequenos” gestos, dizer “eu te amo” para quem está ao nosso lado, orarmos pelos inimigos, que possamos ser esse sol da parábola a acalmar corações aflitos e fazer sorrir os lábios mais cerrados.

Texto de: Wilma Rejane

quarta-feira, janeiro 23, 2013

É Preciso Estar Perto de Deus!

 




Deus é um Pai amoroso que cuida de todos os seus filhos. No mundo, por exemplo, os pais cuidam de seus filhos com amor, com carinho, isso já é mais que natural. Mas assim, também é Deus com os seus filhos. Ele cuida de nós com amor e carinho, mostrando a todos os momentos a Sua fidelidade.

Algumas pessoas acham que basta estar na igreja, ocupar algum cargo, função nela, e que isso é o suficiente para Deus. Acham que pelas coisas citadas anteriormente, estão próximas de Deus. Não que não estejam, pois ali estão realmente fazendo uma ou duas coisas da vontade Dele, mas isso apenas não basta. Ou acham que apenas crer em Deus basta. Mas não é bem assim...


Porque a Palavra do Senhor diz: "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim." Mateus 15-8

Algumas vezes estão na casa de Deus, apenas por estar... já não tem temor, já não obedece a Palavra do Senhor.

O Senhor quer que aqueles que o buscam, tenham um coração, puro, sincero. Disposto a se colocar no centro da vontade Dele.

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." João 4- 23,24
 
Ele quer que o adoremos em verdade, na sinceridade do nosso coração. Ele não quer que o amemos de palavra. Pois estar na igreja, porém distante de Deus (fazendo coisas erradas, achando que isso não tem nada de mais, que não é errado), de nada adianta...
Um pequeno exemplo ilustra muito bem, para que possamos entender melhor esse estudo.

Quando um filho(a), se muda da casa de seus pais e vai morar em um outro estado, ou em outro país, se por ventura, algo dá errado, se lhe ocorre algum problema, é, obviamente, se estivesse na casa de seus pais tudo seria mais fácil, poderia ajudar a solucionar o problema com mais rapidez... porém, a distância dos pais, torna tudo mais difícil. Claro, você pode os comunicar, de tudo o que está ocorrendo com você, por telefone, por carta, ou e-mail. Mas ainda assim, o máximo que poderão fazer por você é dar-lhe uma palavra de ânimo. Seus pais estão limitados, a ajudar-lhe.

Entende? Não limite Deus na sua vida. Esteja próximo Dele, todos os dias. Não só de aparências, em verdade. O Pai, é fiel, ainda que sejamos infiéis, Ele é fiel.

O Pai também dará uma Palavra de amor pra você no momento de dificuldade, porém, não limite-o, assim como na ilustração acima, porém a diferença é que Ele pode fazer muito MAIS, do que isso. Ele pode operar milagres na sua vida.

Basta que estejamos honrando-o com o coração próximo do Senhor, adorando-o em espírito e em verdade. E Ele fará a parte Dele, se fizermos primeiro a nossa. Pois Ele sim, é fiel. Estejamos em obediência ao Senhor sempre.
 
 

terça-feira, janeiro 15, 2013

E SE DEUS TIRASSE FÉRIAS?

 

Quando começamos a caminhar no Senhor, nasce dentro de nós a necessidade do compromisso e da fidelidade; começamos a nos esforçar por dar tudo ao Senhor e à medida que vai passando o tempo e experimentamos e apalpamos o amor e a fidelidade de Deus, entendemos realmente o quanto o Senhor está comprometido com nossas vidas e começamos a descansar no pensamento de que "Deus sempre está", "embora eu seja infiel, Ele permanece fiel", "Deus é bom", etc.

Chegam tempos tão particulares como as férias e acreditamos que como já fomos fiéis durante todo o ano em assistir aos cultos, nos envolver no trabalho, nossas ofertas e semeaduras, etc; merecemos umas férias: "eu mereço isso", "eu nunca falto", justificamo-nos e acreditamos que temos razão e decidimos assistir menos aos cultos, deixar nossos trabalhos no Senhor com a segurança e confiança de que quando eu decidir que já foi suficiente o descanso, Deus vai estar ali, obviamente.
Mas... o que aconteceria se por um momento Deus tirasse férias? Se Ele decidisse descansar por um tempo de minha vida e sua promessa se convertesse em: "se for infiel com Ele,Ele permanece infiel" e em vez de "estarei contigo até o fim dos dias", fosse, "quando eu vir seu compromisso estarei contigo". É muito cruel e frio, é verdade; esse não é o Deus no qual cremos, Deus é fiel muito além da dureza de nosso coração.
O que seria de nossas vidas se Ele não nos tivesse escolhido e preparado boas obras de antemão para que andássemos nelas. Com isto não quero dizer que férias é igual a me afastar de Deus, mas sim nas pequenas atitudes e decisões demonstremos o lugar que Jesus ocupa em nossas vidas.
 

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Decida viver para glória de Cristo em 2013

  Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. Judas 1:25

Você sabia que Jesus tem um projeto específico para sua vida? Quando você foi chamado para salvação, Deus já havia de antemão traçado um plano para você. E neste plano, cada instante que você é importante: cada sorriso e cada lágrima; momentos felizes e tristes, tudo coopera para o bom propósito que Ele traçou para você.

 Decida viver para a glória do Senhor neste ano de 2013 (e por sua graça, por todos os demais anos de sua vida). Viver com Ele é viver plenamente! Participar de Seu reino é experimentar o que Ele planejou para você antes da fundação do mundo. Quando não entendemos isso, procurando viver do nosso próprio modo, sofreremos toda sorte de males e perturbações. Nos lançando nos projetos de Cristo, até mesmo as tribulações que enfrentarmos terão razão de ser, para que o nome dEle seja glorificado em nossas vidas.

Decida viver para glória de Cristo!

sexta-feira, janeiro 04, 2013

A Grande Armadilha


Nosso inimigo usa dois tipos de mentiras: Uma é quando descobrimos que fomos enganados. Esse tipo não é de muito interesse para ele, porque ele sabe que ninguém gosta de ser enganado. Quando a pessoa percebe que está vivendo enganada fará tudo pra sair fora, e assim escapa das suas garras. Ele se interessa pelo segundo tipo, que é aquele que a pessoa está sendo enganada e não se apercebe, porque pensa que a mentira é a verdade.

E quando isso se dá, a própria pessoa passa a defender a mentira pensando que é a verdade. Em outras palavras, passa a trabalhar para o inimigo contra si mesmo. Isso não é novidade, pois os que o mataram o fizeram para defender o nome de Deus Jeová, porque achavam que ele estava enganando as pessoas por dizer que era filho de Deus. “Responderam-lhe os judeus: “Temos uma lei, e, de conformidade com a lei, ele deve morrer, porque a si mesmo se fez Filho de Deus." João 19: 5-7 AL Também o próprio Jesus Cristo disse que viria o tempo que iriam fazer com seus servos fiéis o mesmo que fizeram com ele!

”Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus." Jo 16:1,2 AL Considerando que o mundo foi dado ao diabo para resolver as questões entre eles: “E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.” Lc: 4:5-7)AL Assim ele ficou como inquilino de Jeová Deus, que é o criador da terra, e, portanto seu proprietário. E como inquilino ele tem certos direitos que o proprietário não pode impedir perante a lei.

Como sabemos que Deus é cumpridor de leis, e Ele quis ter sua organização aqui na terra, que seria o equivalente a você mexer na sua casa que está alugada, com o inquilino dentro. Só irá conseguir se entrar num acordo com ele, do contrário estaria violando a lei. Também Jeová, que é cumpridor de leis, iria entrar num acordo com seu “inquilino.” Na ilustração seu inquilino não é seu inimigo, mas o de Deus é, portanto não iria facilitar as coisas para ele. Uma forma seria colocar os dele no meio de sua organização, bem camuflados é claro, para que servissem de pedra de tropeço. Assim os que tentariam defender Deus, iriam ficar contra seus servos fiéis.

Note as palavras do apóstolo Paulo: "E não é de admirar, porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras." 2Cor.11:12-15 AL Também: "É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, filhos ilegitimos e não filhos." Heb.12: 7,8 Estavam na organização de Jeová, como sendo filhos dele, mas na verdade eram filhos do diabo. Também isso não é novidade, porque ele agiu assim no caso de Jó. Ele não poderia saber que era Satanás que estava causando todo aquele sofrimento a ele.
Não devemos nos esquecer das palavras de Jesus que disse que o Diabo é o pai da mentira! Lembre-se que nossa luta é contra ele. “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os príncipes das trevas deste,(mundo) Ef. 6:12 AL Ele conseguiu desencaminhar até anjos que são bem superiores aos seres humanos, e não foram poucos. Se não entendermos de suas armadilhas, não vamos ter muitas chances de vencê-lo, sendo que o empate também é dele. Ou vencemos ou seremos vencidos! Se não conseguimos entender esse raciocínio será que não é uma prova de que ele também já nos cegou também?

Essa é apenas uma das 10 formas diferentes que ele usa o ser humano! Também é bom lembrar das palavras do apóstolo Paulo quando não quiseram acreditar nas palavras ditas por ele: “Vede, ó (zombadores) e espantai-vos e desaparecei; Porque opero (Jeová Deus) uma obra em vossos dias, Obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar.”(mesmo em pormenores) Atos.13:41 AL Não é por nada que ele é chamado de “pai da mentira” João. 8:44 AL Tome muito cuidado com ele.

Texto de: José Paulo Rodrigues

quarta-feira, janeiro 02, 2013

Ano Novo. Vida Nova!

Quando se inicia um novo ano, a maioria das pessoas se propõem a mudar de vida, corrigir maus hábitos, ir em busca de novas conquistas e até transformações pessoais mais profundas.

A Bíblia Sagrada possui versículos que podem inspirar nessa mudança com sabedoria e justiça.
Assim como em todas as áreas, é possível encontrar não apenas inspiração, mas também orientação, para iniciar a realização dos propósitos de vida.


Gostaria que você parasse por um momento e meditasse em alguns dos versículos bíblicos inspiradores para o início de uma nova fase:


2 Coríntios 5: 16-21

Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus

1 Pedro 1: 22

Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro



Isaías 65: 16, 17

Assim que aquele que se bendisser na terra, se bendirá no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos. Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão


Lamentações de Jeremias 3: 22-33

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele. Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta. Pois o Senhor não rejeitará para sempre. Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens


Romanos 6: 4

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida


Romanos 8: 1-6

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz


Ezequiel 36: 26-28

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus


Colossensses 3: 3-14

Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição


1 Pedro 1: 3-8

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso


Depois de tantas coisas que no mundo ocorreram, graças ao bondoso Deus chegamos ao início de mais um ano, e agora nossas esperanças começam a florescer, nossos sonhos se refazem, nossos projetos são novamente feitos, surgem novos ideais a conquistar. Todos os habitantes do planeta terra desejam que este ano seja mais repleto de paz, que os seres humanos sejam mais piedosos e amorosos, que a alegria emane de forma copiosa sobre nós.
 
É o momento certo de pararmos e pensarmos no que devemos fazer, o ontem passou e jamais voltará a ser o mesmo dia, esqueça seus momentos de tristeza, desânimo, desesperança, choro, mágoa, etc. Todas as coisa passaram e eis que tudo novo se fez! ENTÃO TOME CORAGEM PARA VENCER, ANO NOVO, VIDA NOVA!

Nada melhor que gozar da paz, neste mundo entre guerras. Somos convidados a alimentar nossa fé afim de que possamos alcançá-la. Hoje você pode andar tranqüilamente, pois a paz está do seu lado, o Senhor é príncipe da paz, e quer colocá-la em sua vida, seu lar pode agora em nome de Jesus ser atingido pela paz, em nome de Jesus seu casamento está sendo tocado pela paz, chega de viver desavenças, bate boca, afrontas e insultos em seu matrimônio, este é o tempo de paz em sua família e com seu cônjuge.

Seu filho em nome de Jesus está liberto das drogas, você terá paz com seu filho, ele conversará contigo, ele passará a estudar, ele se formará, sua filha está liberta em nome de Jesus, ela não se prostituirá mais, ela deixará as más conversações e os maus costumes e se apegará a ti. Você vai sanar suas dividas, Deus está dando-lhe paz, e pelo seu imenso poder o fará triunfar sobre suas dividas. A enfermidade não mais lhe deixará fraco, sem forças físicas, esta enfermidade não mais te consumirá, porque o Senhor te sara em nome de Jesus. Os vícios não mais te perseguirão, em nome de Jesus você está liberto! Desfrute a paz, goze da paz, anda na paz, pise na paz, caminhe sobre a paz, levante a cabeça e deixa a paz te dominar.