quarta-feira, fevereiro 09, 2011

A Santidade do Corpo

 Porque já muitos enganadores entraram no mundo,
 os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne.
 Este tal é o enganador e o anticristo.
 2 João 1:7
Lá pelo final do Primeiro Século, apareceu uma heresia, conhecida como docetismo. Ela acreditava que o corpo era essencialmente maligno. Por isso, ensinava que Jesus, na realidade, não viveu aqui assumindo corpo humano. O Apóstolo João, na sua Segunda Carta, de um só capítulo, condenou a heresia:
 “De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo” (II João 1:7).

Uma das consequências funestas do docetismo é a atitude de abusar do corpo: “Já que o corpo não vale espiritualmente nada, cair nas tentações da sensualidade não vai comprometer minha vida espiritual”. O número de “docetistas práticos”, nos dias de hoje, é muito grande e continua aumentando. Domingo, cantam meia hora de louvorzão: de segunda a sábado, praticam as maiores imoralidades contra o corpo. E ninguém reclama.
Além de João, o Apóstolo Paulo também condenou o desrespeito ao nosso corpo: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em nós?”
 O ensino é: corpo santificado, alma espiritualmente saudável. Corpo que expressa o amor de Cristo, alma que vive “o mesmo sentimento que houve em Cristo”. Os prazeres físicos do corpo em comunhão com Cristo nunca deixarão de produzir prazeres espirituais. É o resultado da santidade do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita deixe seu comentario