terça-feira, junho 24, 2014

VAIDADE, BOLHA DE SABÃO


Salomão procurou a felicidade na bebida alcoólica, na riqueza, no prazer e na fama. Ao final, descobriu que tudo isso não passava de vaidade. A palavra "vaidade" significa "bolha de sabão". Tem cor, mas não conteúdo. Tem aparência, mas não consistência. Tem movimento, mas não permanência. O sentido da vida está no temor de Deus. Somente em Deus encontramos razão nossa vida. Somente na sua presença há plenitude de alegria!

                                                                                                           Pr. Hernandes Dias Lopes

As 10 Vaidades, Segundo Salomão


1. A vaidade da sabedoria: "No futuro, todos nós seremos esquecidos. Todos morreremos, tantos os sábios como os tolos" (2:15 e 16).

2. A vaidade do trabalho: "A gente trabalha... para conseguir alguma coisa e depois tem que deixar tudo para alguém que não fez nada para merecer aquilo" (2:19-21)

3. A vaidade dos objetivos humanos: "Deus faz que os maus trabalhem, economizem e ajuntem a fim de que a riqueza deles seja dada às pessoas de que Ele gosta mais" (2:26).

4. Vaidade do sucesso: "Também descobri por que as pessoas se esforçam tanto para ter sucesso no trabalho: é porque elas querem ser mais do que os outros" (4:4).

5. A vaidade da avareza: "Descobri que na vida existe mais uma coisa que não vale a pena: é o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem" (4:7 e 8).

6. A vaidade da fama: "O número de pessoas que um rei governa é muito grande; no entanto, quando deixa de ser rei, ninguém é agradecido pelo que ele fez" (4:16).

7. A vaidade das riquezas: "Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer". (5:10).

8. A vaidade da cobiça: "É muito melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais." (6:9).

9. A vaidade da frivolidade: "A risada dos tolos é como os estalos de espinhos no fogo - não quer dizer nada" (7:6).

10. A vaidade dos elogios: "Eu vi o enterro de pessoas más. Na volta do cemitério, notei que eram elogiadas, e isso na mesma cidade onde haviam feito mal" (8: 10).

Todas as citações são da versão A Bíblia na Linguagem de Hoje. Os números entre parêntesis, indicam o capítulo e o versículo do livro de Eclesiastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita deixe seu comentario