terça-feira, outubro 15, 2019

Como Esperar em Deus


Resultado de imagem para Como Esperar em Deus
Esperar em Deus é uma grande desafio, principalmente em nossos dias. Há muitas pessoas que falharam nesta etapa da fé, como o rei Saul. Não quis esperar no Senhor, se precipitou, desobedeceu e isso lhe custou o reino.
Mas há outros maravilhosos exemplos, como Davi. Que sendo esquecido por seus pais e irmãos, foi visto por Deus enquanto cuidava das ovelhas da famílias e mais tarde se tornou o rei mais querido e respeitado de Israel, até hoje.


A atitude de esperar no Senhor nos colocará em um estilo de vida completamente diferente da maioria das pessoas, mas é com certeza um estilo de vida saudável, em todos os aspectos, além de empolgante.


Por isso, neste estudo, quero analisar com você os benefícios e como podemos desfrutar da vontade do Senhor enquanto esperamos nele.

Sendo assim, aperte os cintos e VAMOS!


Como Esperar em Deus?


A grande maioria dos cristãos esperam de Deus a resposta às suas orações (Gênesis 49:18). Eu cresci em um ambiente, onde o tempo todo as pessoas estavam respondendo à outros irmãos com as palavras: “Estou esperando em Deus!”.


Com o passar do tempo, fui percebendo que muitas pessoas atribuíam o esperar em Deus, a não fazer nada. Isto é, aquilo que elas esperavam: no casamento, no emprego ou intervenção nas finanças, entre outras coisas, poderiam ser resolvidas com algumas escolhas ou mudança de atitude, mas elas não faziam nada.


Por muito tempo isso me deixava inquieto. À medida que eu crescia no conhecimento de Deus e da Sua Palavra, percebi que esperar no Senhor, requer muito da nossa atitude.

Esperar no Senhor não é = a não fazer nada. Significa confiança em Deus para abençoar as escolhas que Ele dirigiu em nossa vida e também as nossas ações.

Obviamente, que há muitas coisas que fogem ao nosso controle e aí sim, esperar em Deus em atitude de oração e fé, é tudo o que podemos fazer.

Percebo isso em Josué.

Eu imagino que por diversas vezes Josué observou Jericó e pensou em como poderia conquistá-la. Era a cidade mais protegida do mundo da época. Considerada IMPENETRÁVEL!

Aquilo com certeza passou e repassou muitas vezes por sua mente. Até o dia em que o próprio Deus apareceu para Ele. Lhe deu uma direção. E garantiu a vitória.


O que Josué fez até que isso acontecesse: Esperou em Deus. Resposta. Direção. Milagres. E o Senhor não o decepcionou (Josué 5:13).

O Que Esperar de Deus?

Podemos esperar todas as coisas do nosso Deus. No que se refere a bondade, amor, provisão, cuidado. Ele é o nosso ajudador (Gênesis 49:18).

Ou seja, podemos esperar por salvação em todas as áreas da nossa vida. O Senhor não quer nos salvar do inferno, apenas. Na verdade, já seria muita coisa.

Mas Ele é um Deu abundante.

Ele quer nos abençoar em todas as áreas da nossa vida. Por isso, podemos esperar nele com confiança. O Senhor tem prazer nos que esperam nele (Salmos 147:11).

Como Esperar o Tempo de Deus?

A palavra que o Salmista utiliza em Salmos 37:7 para esperar, no hebraico é damam e significa: estar em silêncio, estar calmo, esperar, ser mudo.

Ou seja, a atitude de esperar em Deus está diretamente ligada as palavras que saem da nossa boca e da nossa atitude com as palavras. Quem confia no Senhor, espera em silêncio, descansando.

Vivemos dias que causam muito cansaço, enfado. Estamos a todo momento querendo fazer alguma coisa. Somos ativistas. Por isso, esperar no Senhor é um desafio ainda maior em nossos dias.

Mas o Salmista nos estimula a esperar de Deus, olhando para Ele. O autor não quer que percamos nosso tempo olhando para a vida das outras pessoas e como elas “vivem bem” longe de Deus. Em como elas não seguem os mandamentos e mesmo assim são tão “felizes” e abençoadas.

NÃO!

Devemos esperar no Senhor para vivermos a melhor versão da nossa vida. Em Cristo podemos desfrutar de uma vida abundante e plena. Quando tentamos recriar isso longe de Deus, nos frustramos e caímos nas garras do pecado.

Como Esperar Com Paciência no Senhor?

O termo que o Salmista utiliza para esperei no Salmos 40:1, é qavah e significa: aguardar, buscar, esperar, esperar ou aguardar ansiosamente por, estar a espreita por. (Concordância de Strong).

Ou seja, o Salmista aguardou, buscou a Deus com paciência e alcançou o favor do Senhor. Vimos no tópico anterior a importância de aguardar o tempo de Deus e aqui o escritor nos mostra que é preciso paciência para isso.

A atitude dele, contudo, valeu a pena, pois foi ouvido e não apenas isso, recebeu de Deus o que lhe havia pedido em oração.

O termo que ele utiliza para “inclinou” é natah e significa: estender, esticar, armar, dobrar, abaixar-se, oferecer. Ou seja, o Senhor Deus se estendeu, fez um “esforço” e se esticou para conceder o desejo do seu coração.

Temos um Deus Todo-Poderoso, disposto a nos ajudar e abençoar. Precisamos alargar a visão da nossa fé, para que possamos enxergar além e alinhar as nossas orações com o plano de Deus para nossa vida, que com certeza é muito maior do que podemos imaginar.

Conclusão:


Esperar no Senhor deve ser uma prática constante em nossa vida. Não podemos permitir que a correria do mundo ou o estilo de vida das pessoas que não seguem a direção de Deus nos influencie.

Devemos seguir a corrente da direção do Senhor para que possamos desfrutar de tudo aquilo que Ele tem preparado e sonhado para nós.

Lembre-se que sua vida é fruto de suas escolhas. Se você escolher bem, terá a vida que sempre desejou.


Por: Diego Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita deixe seu comentario