quarta-feira, outubro 23, 2019

Depressão: o mal do século 21

“Oh! se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece em mim.” (Jeremias 8:18)

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. Podemos considerar que a depressão é a consequência do estresse em seu nível mais elevado, em que as pessoas não conseguem mais trabalhar e passam a ter sentimentos que varia entre uma mistura de angústia com ansiedade e ainda de desânimo com falta de prazer pela vida. No sentido patológico, a pessoa que está sofrendo desta doença, apresenta um estado profundo de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.
A depressão é uma doença que possui tratamento e tem cura, mas para alcança-la, é imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento adequado com os psicólogos.
Psiquiatra diz que depressão é um dos males do século 21
Repórter: CAMILA ASTORINO
O psiquiatra Dr. Marcos de J. Nogueira, de Araraquara(SP), declarou ontem, em entrevista à Ageuniara, que a depressão é um dos grandes males do século 21.
Segundo ele situações estressantes podem desencadear outros problemas além da depressão, como a síndrome do pânico e o transtorno bipolar, em que o estado do paciente oscila entre o eufórico e o depressivo.
“O contrário também pode acontecer. Da mesma forma que pessoas submetidas a estresse são mais suscetíveis à depressão, as pessoas deprimidas têm mais propensão a se sentirem pressionadas e a se encontrarem em situações estressantes, ou seja, a depressão também favorece o estresse”, explica.
Sete Sinais da Depressão
A depressão gera sintomas como choro fácil e indisposição, mas que pode ser difícil de identificar pelo indivíduo.
No entanto, existem 7 sinais da depressão que incluem:
1. Tristeza excessiva;
2. Falta de energia;
3. Falta ou aumento de apetite;
4. Perda de interesse por atividades que eram interessantes;
5. Irritabilidade fácil ou apatia;
6. Alterações do sono, como insônia ou muito sono;
7. Mal-estar geral.
Geralmente, estes sinais de depressão surgem durante períodos de grandes alterações na vida dos indivíduos, como adolescência, gravidez ou perda de alguém.
Isso sem falar nos efeitos nocivos à saúde, como alergias de fundo nervoso, hipertensão e disfunções. Não deixe que problemas como esse o afetem a ponto de você ficar doente. Não se cobre tanto para manter aquela imagem de profissional insubstituível, confiante e autossuficiente.
Sintomas físicos de depressão
Os sintomas físicos de depressão podem incluir:
• Dor de cabeça constante;
• Dores em todo o corpo;
• Prisão de ventre;
• Aperto no peito;
• Sensação de bolo na garganta;
• Falta de ar;
• Diminuição da libido;
• Fraqueza.
O indivíduo pode desenvolver um quadro de depressão quando apresenta estes sintomas por um longo período de tempo, sem conseguir eliminá-los.
Sintomas psicológicos da depressão
Os sintomas psicológicos da depressão podem ser:
• Indiferença;
• Baixa auto-estima;
• Tristeza profunda;
• Sentimento de culpa;
• Dificuldade de concentração;
• Dificuldade em tomar decisões;
• Pensar sobre morte ou suicídio.
Estes sintomas podem ser difíceis de identificar e, por isso, o indivíduo deve consultar um psicólogo ou psiquiatra para avaliar a situação e iniciar o tratamento adequado.
Ao identificar estes sintomas é aconselhado uma consulta médica para que seja avaliada a necessidade da toma de medicamentos antidepressivos. No entanto, é importante esclarecer que o tratamento da depressão é demorado e tende a demorar mais de 6 meses, mesmo estando adequado, e durante este período o indivíduo irá necessitar da ajuda de amigos e familiares que possam lhe dar apoio.
Davi viveu momentos de depressão espiritual
“Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre.
Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem”
(Salmos 31:9,10)
As causas da depressão espiritual depende de como você a define. Se espiritual é estritamente definida para significar a depressão que é causada pelo pecado, a busca de uma causa é longa. Mas vamos supor que toda depressão é depressão espiritual, que, de fato, é.
A depressão é uma experiência dolorosa que normalmente é descrita com imagens de vazio, escuridão, tristeza, e até mesmo o próprio inferno. Qualquer coisa que é dolorosa, seja qual for a causa, é sempre espiritual.
Isso não quer dizer que a depressão é sempre causada pelo pecado, mas certamente levanta questões espirituais, e torna-se uma ocasião para a batalha espiritual pura e simples, e você pode ter certeza de que, no decorrer do mesmo, o pecado vai se tornar uma armadilha.
Diversas teorias de desequilíbrio químico da depressão diminuíram o domínio do termo depressão espiritual. Um bom lugar para começar a busca por uma causa é através da expansão da depressão espiritual ao seu tamanho original. Então, qual é a causa da depressão? Isso é como perguntar: qual é a causa do sofrimento?
Existem pelo menos cinco causas diferentes:
  • Primeiro, o que pode nos causar depressão? O nosso próprio pecado, a incredulidade, o compromisso com as nossas interpretações em vez de procurar a interpretação de Deus pode ser causas de depressão.
  • Em segundo lugar, outras pessoas pode causar a nossa depressão.Uma dieta constante de palavras desanimadoras de pessoas que deveriam nos amar, ou violação sexual e sua vergonha certamente podem contribuir para a depressão.
  • Em terceiro lugar, o nosso corpo pode causar depressão. Nossos corpos não podem criar desespero ou perda de propósito, mas eles podem perturbar o sono,  nosso pensamento desanimador leva-nos a ter os sentimentos físicos da depressão.
  • Em quarto lugar, Satanás, sem dúvida, pode ser uma causa de depressão. Ele pode afligir o corpo e fazer acusações sobre a consciência sensível.
  • E em quinto lugar, Deus é sobre todas as coisas, incluindo sofrimento e depressão. Podemos dizer que Ele permite que ela aconteça, e podemos dizer que há momentos em que Ele a ordena.  Destas cinco causas, as duas que são de especial interesse para nós são nós mesmos – nossos próprios corações – e nossos corpos.
Em relação à segunda causa, os pecados de outras pessoas normalmente precisam ser impulsionados pela falta de perdão ou descrença para alcançar o status de depressão. Com relação à quarta causa, Satanás pode ter suas impressões digitais na depressão, mas não é essencial para compreender os detalhes de sua influência.
Na quinta causa, Deus é soberano sobre todas as coisas, mas geralmente quando perguntamos sobre as causas que procura as causas mais imediatas que Deus usa para seus propósitos.
Davi venceu a depressão adorando
Leia mais clicando Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita deixe seu comentario