sexta-feira, julho 02, 2010

DOM DE EXORTAÇÃO

Ou o que exorta, use esse dom em exortar;o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. 
Romanos 12:8
Exortação: 
Significa animar a pessoa, incitá-lo, adverti-lo, aconselhá-lo,
persuadi-lo. É aquele que proclama a Palavra de Deus de tal maneira que
atinge o coração, a consciência e a vontade de quem ouve. Estimula a fé e
produz nas pessoas uma dedicação mais profunda a Cristo e uma separação
mais completa do mundo.

            Um crente pode manifestar esse dom de duas maneiras diversas: em uma situação de pregação ou de ensino (em um encontro de grupo) ou em uma situação particular de pessoa para pessoa, para satisfazer à necessidade específica de um momento especial.  O crente dotado deste dom preocupa-se com o bem-estar espiritual dos irmãos na fé; pois ele tem uma qualidade especial para ministrar palavras de consolo, encorajamento, ânimo e conselho a outros membros do Corpo, de tal modo que estes se sentem ajudados e curados.
            O mais eminente exemplo bíblico do dom da exortação foi o companheiro de Paulo, Barnabé, que foi chamado de “filho da exortação”, em Atos 4:36.  Barnabé foi instrumento de Deus para introduzir Paulo no ministério, como também para encaminhar João Marcos (que fora recusado pelo apóstolo Paulo).
            Todos os crentes têm o dever de cuidar uns dos outros.  Lemos em Hebreus 3:13 “exortai-vos mutuamente cada dia”.  O estilo de vida dos crentes, em associação uns com os outros, deveria aconselhar, compartilhar e encorajar uns aos outros a todo o tempo.  Porém, acima disso, alguns crentes são dotados do dom especial do aconselhamento.

Fortalecer, consolar e estimular outros.(At.11:22-24; At.15:30-32; Rm.12:8)

2 comentários:

  1. exortar....gosto e acho tão estimuladora a palavra encorajar.......

    ResponderExcluir
  2. hoje falta exortações bíblicas, mas ao mesmo tempo deve-se ter equilíbrio juntamente com o consolo e ânimo, pois alguns crentes sabem o que devem fazer, mas não possuem a motivação, o estímulo à obediência; como seria maravilhoso se toda pregação terminasse em exortar à obediência para desenvolver os frutos. Amém, gostei da postagem...

    Oséias Batista: oseiasalbuquerque.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita deixe seu comentario